Abertura de EmpresasDescubra os Tipos de Impostos a Pagar

Em 2018, foram criadas mais de 2 milhões de empresas. Esse número é 15% maior que o de 2017 e o maior já registrado desde 2010. O Serasa atribui esse crescimento à baixa recuperação da economia, que faz surgir os famosos "empreendedores por necessidade", indivíduos que se encontram em uma situação financeira difícil e começam a empreender para completar a renda.

Porém, antes de abrir uma empresa, o ideal é estudar todos os deveres e responsabilidades que o mais novo empresário terá, além de fazer um planejamento minucioso, a fim de que seu empreendimento não esteja entre os que fecharão as portas nos primeiros anos de vida.

O primeiro passo é entender todos os impostos que devem ser pagos ao abrir o seu negócio, entretanto, tudo depende da categoria e do porte dele. O MEI possui uma condição especial que reduz as alíquotas previdenciária (INSS), de prestadores de serviço (ISS) e comércios (ICMS), enquanto que as microempresas e empresas de pequeno porte podem fazer o pagamento do Simples Nacional - regime tributário que reúne diversos tributos em uma única guia -, entre outras categorias.

Além dessas situações específicas, normalmente um empresário paga cerca de 59 tributos, que resumem contribuições, taxas e tarifas, bem como outras 93 obrigações acessórias que necessitam ser cumpridas com rigor a fim de efetivar o pagamento dos tributos dentro do prazo.

Os principais são:

  • COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, que incidem sobre faturamento mensal da empresa
  • CSLL - Contribuição Sobre Lucro Líquido, serve para pessoas jurídicas que optaram pelo lucro presumido
  • IRPJ - Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, no qual a base de cálculo é feita pelo lucro contábil ou presumido
  • IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados, se refere a saída de produtos de fabricação própria pelo estabelecimento produtor, importador e/ou equiparado a industrial
  • PIS - Programa de Integração Social, referente ao faturamento mensal da empresa

Com esse conhecimento em mãos, o novo empresário está mais preparado para administrar a empresa, entendendo o que deve pagar para o governo. Porém, o ideal é consultar a contabilidade para saber em qual categoria o seu empreendimento se enquadra.